Páginas

UBE Blogs

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

QUE É A VERDADE?

Esta foi a pergunta que Pilatos fez a Jesus, quando o julgava (Jo 18:38). A verdade sobre a vida foi estabelecida por Deus, e Ele nos deixou escrita em sua Palavra.

O sábio Salomão (reconhecidamente o homem mais sábio de toda a terra em todos os tempos) deixou-nos o seguinte legado: "O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós." (Eclesiastes 1:9-10).

Como não há nada de novo, temos então que a Verdade sempre existiu do mesmo modo como foi originalmente concebida pelo Criador. O problema é que ao surgirem dúvidas sobre ela, sacerdotes "jurisconsultos" tiravam suas próprias conclusões e as repassavam - muitas vezes impondo suas autoridades - às massas como "verdades". Tais "verdades" foram então compiladas em grandes volumes de pensamentos religiosos e passaram a ser os principais objetos de consulta sobre a Verdade, em detrimento dos 66 textos ditados por Deus (e que mais tarde formariam a Bíblia Sagrada: 39 livros do Velho Testamento, do original hebraico, mais 27 do Novo Testamento).

E assim foi como as pessoas passaram a ver a Verdade: através de olhos dos sacerdotes, sem questionamentos, pois, afinal, eram pessoas dignas de total confiança. Essa foi a razão pela qual Jesus, na oração sacerdotal (em favor dos seus discípulos) orou ao Pai Eterno: "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (Jo 17:17). Traduzindo: separa, aparta meus discípulos das "verdades" sacerdotais, para que sejam conduzidos pela tua Palavra, que é a Verdade. Nesse mesmo sentido, Jesus também orou por todos nós: "E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;" (Jo 17:20).

E aos judeus [e também a todos que O desejarem] que, deixando de crer nas "verdades religiosas", passaram a crer nEle, Jesus alerta: "Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (Jo 8:31-32). 

Conclui-se, portanto, que a Verdade é revelada exclusivamente aos discípulos de Jesus. Quem não segue a Jesus Cristo, O Nazareno, fica com as "verdades" e suas infinitas variantes no tempo e no espaço, traduzidas pelas mais diversas religiões e filosofias. Agora, um alerta: cuidado com o que está sendo ensinado a respeito de Jesus e sua Palavra, pois desde o princípio da Igreja têm surgido falsos pastores ensinando heresias, utilizando-se do nome de Jesus. 

O quê, leitor, te dá certeza de que a tua religião ensina a Verdade, ou apenas mais uma das "verdades" que ela engendrou pra te manter preso à mentira? Lembre-se do que disse Jesus: "Eu sou o caminho, a Verdade e a vida; ninguém vem ao pai, senão por mim" (Jo 14:6). Honras e glórias sejam a Jesus Cristo, e críticas a mim. 

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.