Páginas

UBE Blogs

domingo, 28 de outubro de 2012

O EVANGELHO - parte 02

Jesus Cristo mandou pregar "o" Evangelho, porque todos pecaram e por isso perderam a glória de Deus (Rm 3:23). O Salmo 51:5 afirma que o ser humano nasce em pecado: "Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me 
concebeu minha mãe". Como todo ser humano é formado do mesmo modo (união de esperma com óvulo), logo, todos nascem pecadores, inclusive Maria (a mãe natural de Jesus), tanto que ela mesma reconhece a necessidade de ser salva ("meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador," - Lc 1:47). A exceção é Jesus Cristo, que foi concebido no poder do Espírito Santo, portanto sem esperma de homem.


Confirmando o Salmo 51:5, Paulo escreve aos Romanos, no capítulo 5:12,17, assim: "Portanto, como por um homem [Adão] entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram [a humanidade toda], (...). Porque, se pela ofensa de um só [Adão], a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo." (os termos entre colchetes são destaques meus).

O pecado entrou no ser humano através do primeiro homem, Adão, e não foi porque ele teria comido maçã; também não foi o sexo, pois como seria pecado fazer algo que Deus havia permitido? "Crescei e multiplicai-vos" foi a ordem que o Senhor deu para o homem, antes do pecado; todavia o homem só a cumpriu depois de pecar, multiplicando a raça humana contaminada pelo pecado. Eis a explicação do porquê de todos pecarem.

O pecado trouxe consigo morte ao ser humano. No campo teológico, "morte" significa separação, em dois níveis: no natural, é a separação da alma do corpo, o fim da vida na terra; no espiritual, é a separação do homem de Deus, o fim da vida no paraíso. O homem foi feito por Deus para viver pra sempre, como imagem e semelhança de seu Criador e unido a Ele. Porém ao pecar, o homem perdeu suas características originais, e separou-se de Deus.

Antes de pecar, o homem vivia em paz no lugar preparado por Deus chamado Jardim do Éden, sobretudo porque Deus estava com ele, e isso lhe dava tranquilidade, segurança, sabendo que existiria pra sempre. Mas ao pecar, o homem conheceu as "mortes" espiritual e física: foi expulso do Jardim do Éden (morte espiritual) e condenado à morte física após viver por certo tempo de vida sobre a terra.

E a pergunta que não quer calar: qual foi o pecado original, que o homem tem passado de pai pra filho até aos nossos dias? A resposta? A desobediência à única proibição de Deus, motivada pela ganância do homem. Honras e glórias sejam a Jesus Cristo, e críticas a mim.

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.