Páginas

UBE Blogs

sábado, 8 de dezembro de 2012

A BÍBLIA SAGRADA

No texto anterior afirmamos que as "verdades" defendidas por sacerdotes foram compiladas em grandes volumes de pensamentos religiosos, os quais passaram a ser os principais objetos de consulta sobre a Verdade, em detrimento dos 66 textos ditados por Deus e que mais tarde formariam a Bíblia Sagrada: 39 livros do Velho Testamento, do original hebraico, pela versão autorizada, mais 27 do Novo Testamento.

Há um grande debate teológico sobre a quantidade de livros sagrados que compõem a Bíblia: o sistema católico defende que é 73, e acusa os protestantes de suprimirem 7 livros e mais alguns pedaços de outros livros; já os protestantes afirmam que a Bíblia contém 66 livros inspirados, e defendem que o catolicismo é que fez acréscimos à Palavra de Deus.

Apesar de aparentemente complexa, a questão é resolvida de modo muito simples, tendo-se em mente o seguinte: segundo a cultura hebraica, os Hebreus são o povo escolhido pelo único Deus existente, e é para eles que Deus ditou a sua Palavra Santa, por meio de profetas com a incumbência de ensina-La aos adultos, e estes a seus filhos. Temos então que o Velho Testamento foi escrito, em forma de juízos, leis e mandamentos, originalmente para o povo hebreu.

Foram os hebreus que organizaram o Velho Testamento, no decorrer de sua própria história. E com quantos livros eles o organizaram? Em "vinte e quatro livros que, por divisão diferente, aparecem na Versão Autorizada como trinta e nove". (http://bibliotecabiblica.blogspot.com.br/2010/06/o-canon-hebraico-velho-testamento.html, em 01-12-2012, as 18h58). Esses são exatamente os mesmos livros da Bíblia Protestante.

E como é que você, leitor, pode ter certeza disso? Muito simples, pegue uma Bíblia Católica e abra, por exemplo, no Salmo 113, e perceba que antes do versículo 9 tem este título: "SALMO 115 DO TEXTO HEBRAICO" (Ave Maria, 109 edição, página 750). Isso significa que a partir do versículo 9 o texto corresponde ao que está escrito no Salmo 115 da versão hebraica (e protestante). Aqui percebe-se que há uma diferença de dois salmos entre o texto hebraico e o da Bíblia Católica. Pergunta-se: por que essa diferença? A resposta? Pergunte-a ao seu sacerdote, pesquise-a na História, e tire sua própria conclusão.

De minha parte, tenho que se o Velho Testamento foi ditado por Deus para os Hebreus (judeus); se os Hebreus firmaram sua cultura religiosa nos 24 rolos já existentes no período de Esdras (445 a.C.); se Jesus Cristo, sendo hebreu, cumpriu toda a Lei dos Hebreus, que já estava escrita nesses 24 rolos (39 livros do Velho Testamento) e mencionou apenas escritos desses rolos em seus discursos, então pergunto: será que os protestantes realmente retiraram livros da Bíblia, ou será que o catolicismo é que acrescentou livros a Ela?

Como mencionado acima, há acirrados debates teológicos a esse respeito. Prefiro, todavia, ficar com a versão hebraica do Velho Testamento, por serem os hebreus seus destinatários originais. Os acréscimos posteriores não me dizem respeito, se quero seguir as mensagens originais ditadas por Deus ao seu povo. Fábulas e questões político-religiosas deixo de lado. Honras e glórias sejam a Jesus Cristo, e críticas a mim.


Antônio Marcos Penna Borges, cristão



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.