Páginas

UBE Blogs

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS?


Será mesmo verdade que a voz do povo é a voz de Deus? Será mesmo que Deus está presente num templo onde muitas pessoas se reúnem em oração? Será mesmo que essas pessoas estão certas só porque estão reunidas no mesmo templo? E será que Deus recebe, de fato, o louvor dessas pessoas?

Deus tem um sentimento abominável contra reuniões solenes de pessoas que querem prestar-Lhe adoração misturada com práticas pagãs (e não tenho dúvidas que Ele tem o mesmo sentimento em nossos dias). Por quê? Vejamos o que Isaías escreveu, no capítulo 1 de seu livro:

"4 Ah, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos que praticam a corrupção! DEIXARAM O SENHOR, desprezaram o Santo de Israel, voltaram para trás. 12 Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu de vós isto, que viésseis pisar os meus átrios? 13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação. [...] não posso suportar a iniqüidade e o ajuntamento solene!"

Naquele tempo o povo de Deus estava contaminado pelas práticas religiosas de outros povos, adorando seus deuses e imagens que reis mandaram construir (2 Cr 28:2-3; 33:2-3). Eles haviam misturado sua religião pura com outros rituais proibidos por Deus. O Senhor Deus sempre exigiu exclusividade: "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas" (Is 42:8). Essa é a razão por que, na oração do Pai Nosso, Jesus Cristo disse, em Mt 6:9: "Pai nosso que estais no céu, SANTIFICADO seja o teu nome" (santificar significa separar).

Deus nunca, em momento algum da história, mandou fazer imagens. Nem dEle mesmo Ele permitiu que se fizesse imagem. Por quê? Para que o povo não se perdesse, não se corrompesse em adoração a objetos. Conforme Deuteronômio 4, Deus apareceu ao povo em forma de fogo no Monte Horebe para entregar os Dez Mandamentos. Ele não apareceu em outra forma para o povo não se corromper "fazendo para vós alguma imagem esculpida, na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher" (versículo 15).

E Moisés enfatizou: "e não façais para vós nenhuma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa que o Senhor vosso Deus vos proibiu." (versículo 23). Previu que o povo iria se corromper, e a consequência disso: "quando... vos corromperdes, fazendo alguma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa, e praticando o que é mau aos olhos do Senhor vosso Deus, para o provocar a ira," (versículo 25), "bem cedo perecereis da terra", "sereis de todo destruídos" (versículo 26); serão conduzidos por outros povos (versículo 27); "servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram." (versículo 28).

Que forma tem o teu Deus, caro leitor? Lembre-se: a voz de Deus é para ser a voz do povo, e não o contrário. Honras e glórias sejam a Jesus Cristo, e críticas a mim.
Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.