Páginas

UBE Blogs

sábado, 20 de abril de 2013

A ORAÇÃO DO PAI NOSSO – Introdução –


Reconhecida como "oração universal", a do Pai Nosso revela uma profundidade imensurável em suas palavras, e cada cristão – ou mesmo quem busca por conhecimentos – deve procurar entendê-la em todos os seus termos. E como qualquer outra oração, ela jamais deveria ser repetida como mantra para livrar de maus fluídos quem a entoa, nem como se fosse alguma espécie de "amuleto da sorte" por algum supersticioso.

O evangelista Mateus anotou assim a oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus, por ocasião do seu Sermão do Monte: "Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno." (Mateus 6:9-12 versão neo vulgata, da CNBB).

Dentre as grandiosas lições proferidas aos discípulos, no Sermão do Monte, Jesus Cristo também os ensinou como se deve – e como não se deve – orar a Deus, assim:

"E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes." (Mateus 6:5-8 ARC).

Eis o contexto no qual Jesus Cristo ensina seus discípulos – de todas as épocas – o modo como devem orar ao Senhor Deus e Pai, o que procuraremos abordar neste espaço nas próximas sextas-feiras, com a graça de Deus. Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim.

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.