Páginas

UBE Blogs

sexta-feira, 12 de abril de 2013

OS DEZ MANDAMENTOS – Conclusão –


É certo que nos textos aqui publicados, ao longo de treze semanas, retratamos os Dez Mandamentos de uma forma bem diferente da tradicional. Isso porque eles foram e ainda são ensinados de modo resumido e bastante simples e, inclusive, diferente do que a Bíblia Sagrada ensina, e que procuramos deixar claro neste espaço. Se fôssemos resumir os Dez Mandamentos, faríamos assim:

1º Não ter outros deuses diante do Senhor;  
2º Não fabricar nem adorar imagens de escultura;
3º Não tomar o nome de Deus em vão, à toa;
4º Trabalhar seis dias e santificar, separar, o sétimo para Deus e para repouso;
5º Amar e obedecer aos pais;
6º Não matar;
7º Não adulterar;
8º Não furtar;
9º Não mentir contra o próximo;
10 Não invejar a casa (vida material) do próximo.

Sempre que se ensina algo em resumo, sua aprendizagem fica comprometida. Todavia isso jamais poderia acontecer com os Dez Mandamentos, porque são o núcleo dogmático pelo qual o Senhor Deus dá direção para a vida de suas criaturas, para que se tornem Seus filhos. E quem aprende os Mandamentos de forma superficial, logicamente continua perdido nos caminhos de sua vida.

"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12). Os Dez Mandamentos, assim como toda a Palavra de Deus, são vivos e eficazes, e devem ser ensinados em toda a sua profundidade, sem ignorar nenhum detalhe sequer, por menor que seja. Somente assim você, caro leitor, poderá ser transformado pela Verdade de Deus em nova criatura (chamada de filho de Deus), e é assim que você irá cumprir a Lei Deus de amar ao próximo, sem dever nada a ninguém. "Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor" (Romanos 13:9-10).

Então, está esperando o quê? Vá aprender a Palavra de Deus e, se for necessário, abandone dogmas religiosos contrários a Ela. Busque a direção que o Senhor Deus tem pra tua vida, e viva feliz! Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim.

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.