Páginas

UBE Blogs

sexta-feira, 17 de maio de 2013

A ORAÇÃO DO PAI NOSSO – Santificado é o teu Nome –

Santificar o nome de Deus é não misturá-lo com outros "deuses". Santo é algo essencialmente puro, perfeito em tudo. Essa qualidade, na mais pura essência, descreve tão somente Um Ser: Deus. É Ele quem diz: "Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo" (Levítico 11:45).

No Egito politeísta o povo de Deus era escravo, e como tal estava sujeito a prestar culto aos "deuses" de lá. Na época de Cristo os Israelitas também eram escravos dos Romanos, igualmente politeístas, e esta foi a razão pela qual Jesus afirmou "Pai, santificado seja o teu nome", para dizer que Deus não pode ser incluído no mesmo panteão de "deuses" romanos, gregos etc..

O 1º Mandamento diz: "Não terás outros deuses diante de mim" (Êxodo 20:3). Deus falou por Isaías: "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura" (42:8). Deus formou um povo monoteísta para ser santo, separado dos politeístas, a partir de Abraão, filho de família adoradora de "deuses" (Josué 24:2).

Todavia, a nação de Israel, que se formou a partir de Abraão, misturou várias vezes o único Deus com outros "deuses", e sofreu a ira divina. Antes que entrasse na terra prometida, Josué precisou alertar aquela nação: "Deitai, pois, agora, fora aos deuses estranhos que há no meio de vós, e inclinai o vosso coração ao SENHOR Deus de Israel" (24:23). E esta é a mesma ordem de Jesus: santifiquem o nome de Deus.

Deus não deseja que as pessoas vivam enganadas, fazendo da mesma árvore lenha para fogo, e estátuas para ser adoradas com se fossem "deuses". "Envergonhar-se-ão, e também se confundirão todos; cairão juntamente na afronta os que fabricam imagens". E também: "Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro" (Isaías 45:16, 22). Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim.

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.