Páginas

UBE Blogs

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

NÃO HÁ FELIZ ANO ANO EM VELHA CRIATURA


Li, por esses dias, que não há Ano Novo Feliz se as pessoas permanecem as mesmas. Podem até se desejarem "tudo de bom" para o Ano Novo, com muita alegria, paz, harmonia, felicidade, amor etc., mas nada disso poderá acontecer se elas não mudarem de atitude, de comportamento. Na verdade, se elas não nascerem de novo continuarão produzindo velhos anos novos.

As pessoas podem pular sete ondas, comer sete grãos de romã, oferecer sacrifícios à deusa do mar, comer carne de porco, tomar sopa de lentilhas, usar roupas brancas e o mais, que nada disso será capaz de lhes dar a prosperidade que almejam. As verdadeiras virtudes de paz, alegria, felicidade, harmonia, amor só existem no Reino de Deus, e são dispensadas a cidadãos desse Reino. Não há fórmulas mágicas ou "jeitinho brasileiro" que mude essa realidade, a não ser tornando-se cidadão daquele Reino, através da "naturalização" processada pelo Novo Nascimento chancelado por Jesus Cristo.

Jesus Cristo foi bastante claro sobre a "naturalização" de cidadãos no Reino de Deus, na resposta que deu ao intelectual Nicodemos, membro da mais alta corte jurídica de Israel de seu tempo. Preste atenção:

"Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo" (Jo 3:3-7). Nascer de novo implica, antes de mais nada, morrer com Cristo ("Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram – 2 Co 5:14).

Então, eu desejo que você, leitor, morra. Não se trata, porém, de morte física, mas de morte espiritual, pela fé, deste modo: pouco tempo antes de ser crucificado, Jesus Cristo disse: "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. Isto dizia, significando de que modo havia de morrer" (Jo 12:32-33). Ele te chama a morrer na Cruz do Calvário. E uma vez morto, você é sepultado para ressuscitar em novidade de vida ("tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos – Colossenses 2:12). Depois de ressuscitar, você se torna cidadão do Reino de Deus, conforme Efésios 2:6.

Após entrar no Reino deu Deus, você é despojado do "velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano" (Efésios 4:22), de modo que, estando em Cristo, "nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Co 5:17). Assim é que te desejo, caro leitor, feliz Vida Nova. Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim.

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.