Páginas

UBE Blogs

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

OS DEZ MANDAMENTOS – O Primeiro Mandamento –

Engana-se, caro leitor, se você pensou em "amar a Deus sobre todas as coisas". Na  Bíblia Sagrada o Primeiro Mandamento está escrito assim: "Não terás outros deuses diante de mim" (Êxodo 20:3 ARC).

Não ter outros deuses. Este é o Primeiro Mandamento, que está diretamente ligado à apresentação de Deus ao seu povo: "Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão" (Êxodo 20:2 ARC).

Logo depois de o Senhor Deus pronunciar os Dez Mandamentos, Ele fez questão de reforçá-los, ou explicá-los. Em relação ao Primeiro Mandamento, Ele disse: "Então, disse o Senhor a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que eu falei convosco desde os céus. Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós. (Êxodo 20:22-23 ARC).

Cumprindo essa Ordem, quarenta anos depois Moisés repassou todos os Juízos Divinos à geração que estava para adentrar à terra prometida, dizendo, entre tantas  coisas, o seguinte: "Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. [...] O Senhor, teu Deus, temerás, e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás. (Deuteronômio 6:4-5; 13 ARC).

Também os advertiu: "Será, porém, que, se, de qualquer sorte, te esqueceres do Senhor, teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu protesto contra vós que certamente perecereis. (Deuteronômio 8:19 ARC). E outra vez chama o povo à atenção: "Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles; (Deuteronômio 11:16 ARC).

Jesus Cristo, ao ser interrogado por um escriba sobre o primeiro mandamento, repetiu as palavras de Moisés, de Deuteronômio 6:4-5, assim: "O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento" (Marcos 12:29-30 ARC). Na oração do Pai Nosso, Ele afirma "santificado [apartado] seja o teu Nome".

Veja, caro leitor, que Jesus enfatiza que Deus é o único Senhor, para que as pessoas de seu tempo – e de todos os tempos – deixassem de adorar outros deuses, especialmente César, Júpiter, Zeus, Diana etc.., e seus correspondentes "sucessores".

Mas a humanidade não quer saber somente de Deus. Antes prefere os deuses fabricados por suas próprias mãos (o que Paulo bem tratou em sua carta dirigida aos Romanos). O Império Romano "adotou" o Deus dos cristãos sem negar os seus deuses greco-romanos, infringindo o Primeiro Mandamento, infração que transmite até nossos dias pelo seu ainda sobrevivente lado político-religioso. Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim.

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.