Páginas

UBE Blogs

sexta-feira, 22 de março de 2013

OS DEZ MANDAMENTOS – O Décimo Mandamento –



"Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo." (Êxodo 20:17).

Segundo o Dicionário Priberam, cobiça é o "desejo imoderado e inconfessável de possuir (o que, geralmente, não se merece). Ambição. Avidez." É esse desejo que o Senhor Deus proíbe no último dos Dez Mandamentos.

O Décimo Mandamento é uma ordem direta contra a cobiça, a inveja e a preguiça. "Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?" (Provérbios 6:9). E mais: "O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar." (Provérbios 21:25). A inveja, por sua vez, "é a podridão dos ossos." (Provérbios 14:30). Por inveja Caim matou Abel.

A tendência natural para quem trabalha é formar uma família abençoada: esposa virtuosa, filhos obedientes, casa bela e arrumada, pastos verdejantes, animais saudáveis e se possuir empregados, estes serão dedicados e honestos. Já o preguiçoso... "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?" (Provérbios 6:6, 9).

O preguiçoso não merece nem mesmo esmolas. Há pessoas que são pobres porque não querem trabalhar (talvez pensem que doem as costas ou que cansa demais!). Em vez disso, sujeitam-se elas a mendigar esmolas pelas ruas durante o dia e, à noite, cobiçam o lar do vizinho diligente e trabalhador.

Então, ao invés de cobiçar as coisas alheias, é dever de cada ser humano aprimorar-se como pessoa, buscando a Deus e sua justiça, em primeiro lugar; conhecimento e formação profissional, em seguida. Preenchendo esses quatro requisitos qualquer indivíduo tem grandes chances de realização pessoal, porque revela-se um ser reto, digno. "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33).

"Pela bênção que os retos suscitam, a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derribada." (Provérbios 11:11). Uma cidade cheia de pessoas retas, (diga-se, de pessoas tementes a Deus e aos seus Mandamentos), que respeitam a família do próximo e seus bens – porque todas trabalham e conquistam "o pão no suor do próprio rosto" – é uma cidade forte, rica, próspera, com distribuição de renda proporcional ao trabalho de seus cidadãos, sem miséria e sem pedintes. Já, uma cidade cheia de perversos é pobre e miserável: é uma cidade derrubada.

Em qual dessas cidades você, caro leitor, quer residir? Não precisa mudar de cidade. Precisa, antes de tudo, mudar a si mesmo, entregar-se a Deus. Você precisa nascer de novo (João 3:3). Depois, pregue a salvação dada exclusivamente por Jesus Cristo ao teu próximo que está cobiçando a tua casa, e o Espírito Santo o convencerá do pecado, da justiça e do Juízo de Deus. Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim.
Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.