Páginas

UBE Blogs

sábado, 14 de setembro de 2013

OLHAR NO ESPELHO: DEPOIS DE CRISTO


O leitor que já se olhou no espelho percebeu que os humanos não passam de pó, e  que antes de Cristo são vistos por Deus como feridas, rebeldia, cabeça doente, coração enfermo, contusões e chagas, e desde a planta do pé até à cabeça não há neles coisa sã (Isaías 1:5-6), isso porque se desviaram das Palavras de Deus, andando após outros "deuses" (Deuteronômio 28:14), e misturaram seu Nome aos de outras "divindades" de pau, de pedra (sincretismo).

No tempo de Jesus as pessoas cultuavam deuses romanos, que eram os mesmos deuses gregos com os nomes adaptados à língua e cultura romanas. Jesus veio relembrar os humanos a crerem somente no Único Deus, que não tem imagem, pintura, fotografia, estátua de pau, pedra, gesso, madeira que O represente na terra. Ao ser questionado sobre o Maior Mandamento, Jesus respondeu que o Senhor, nosso Deus [dos judeus, a princípio], é o único Senhor (Marcos 12:29), lembrando o Primeiro Mandamento que diz: "Não terás outros deuses diante de mim" (Êxodo 20:3).

De trezentos anos depois de Cristo para cá, a partir de decisão política, os deuses romanos penetraram a Igreja, adaptaram seus nomes à cultura cristã e passaram a ser venerados diante de Deus, em afronta ao Primeiro Mandamento. Os cristãos que não aceitaram essa decisão foram perseguidos e mortos pela liderança político-religiosa aliada ao imperador romano. Desde então, a religião mística que se (de)formou com o Império Romano se impôs, manipulando e proibindo as Sagradas Escrituras, ao passo que os cristãos "rebeldes" ficaram à margem da história, perseguidos por pregarem arrependimento de pecados e fé no Único Deus, desapegados de deidades greco-romanas, etruscas etc..

Nesse ponto Deus olha para o ser humano e vê duas espécies: uma, a que misturou seu Nome com outros deuses, continua ferida da planta dos pés à cabeça; a outra, que manteve a fé exclusiva nEle, está limpa, purificada de todos os pecados mediante morte, sepultamento e ressurreição com Cristo. Aquela espécie de ser humano ainda vive antes de Cristo, isto é sem Ele, embora use Seu nome misturado aos de "deuses" greco-romanos traduzidos para suas respectivas liturgias. Já a segunda espécie de humanos vive depois de Cristo, ou seja com Ele, provando a Nova Vida que Ele oferece de graça (2 Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo).

Agora, caro leitor, olhe-se no espelho, bem no fundo de seus olhos, e veja a qual dessas espécies você pertence. Saiba que assim como Jesus Cristo dividiu a história em dois períodos: antes e depois dEle, também Ele deseja dividir a história da tua vida, bastando apenas que você O aceite como teu único Senhor e Salvador, e único intercessor e mediador entre você e Deus, sem qualquer intermediação de alguma deidade greco-romana ou etrusca. Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim.

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

(Publicado na edição 352, ano 09, de 13 a 17-09-2013, do Jornal Folha do Iguaçu, página 8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.