Páginas

UBE Blogs

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Humanos divinizados — parte 1

Numa área "de baixa profundidade, não havia vento forte e o tempo era estável" (Capitania dos Portos de Macapá-AP), pelos menos 17 pessoas morreram afogadas em acidente durante a procissão fluvial do Círio de Nazaré na manhã de sábado, 12-10-2013, com um dos 38 barcos que saíram da cidade de Santana-AP em direção à capital, Macapá, por volta das 7h30, em um percurso de cerca de 20 quilômetros. Durante a procissão os fieis levavam uma imagem do que eles aprenderam a denominar de "Nossa Senhora de Nazaré". 

Culto a imagens: eis o ponto nevrálgico de fé. Para um grupo de fieis constitui veneração (o mesmo que adoração, segundo o dicionário) a personalidades humanas que foram "divinizadas" após a morte, por decretos religiosos; para outro grupo, representa culto a demônios. O tema encerra grandes volumes doutrinários pró e contra, todos apoiados em interpretações das Sagradas Escrituras. Partindo-se do princípio que a Bíblia não contém erros, deduz-se, sem maiores esforços, que um dos dois grupos a interpreta mal e, consequentemente, a pratica de forma errada, contrária à vontade de Deus.

Quem já leu a Bíblia (e eu acredito que você, leitor, já fez isso – até porque o tempo de proibição há muito que acabou, graças a Deus!), percebeu que, sim, Deus mandou construir certas imagens (de querubins, de serpente, de palmeiras). Leitor, preste atenção no verbo: Deus mandou construir algumas estátuas, que serviram ora de adorno, enfeite, ora para representar algo existente no mundo espiritual. Porém, o Senhor jamais mandou que se prestasse culto, adoração, veneração a tais imagens; pelo contrário, Ele proibiu essas práticas, inclusive com pena de destruir os desobedientes. Ao menos essa é a minha interpretação de todos os textos bíblicos, em seus exatos contextos gramaticais, históricos e culturais, que mencionam estátuas, imagens ou figuras, como estes, p.ex, do cap. 4 de Deuteronômio:

"Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma. Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, ..." (12-13); "Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher" (15-16).

"Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do SENHOR vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o SENHOR vosso Deus vos proibiu. Quando, pois, (...) vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura, semelhança de alguma coisa, e fizerdes o que é mau aos olhos do SENHOR teu Deus, para o provocar à ira, (...) certamente logo perecereis da terra, (...). E o SENHOR vos espalhará entre os povos, (...). E ali servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram" (23, 25-28). 

Na próxima sexta-feira, querendo Deus, continuaremos. Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim. 

Antônio Marcos Penna Borges, cristão. 

(Publicado na edição 361, ano 09, de 18 a 22-10-2013, do Jornal Folha do Iguaçu, página 11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.