Páginas

UBE Blogs

sábado, 5 de outubro de 2013

"Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16)

Existe um certo misticismo e enorme debate teológico acerca do batismo cristão. Ele está envolto em questões do tipo: é de origem judaica ou divina? Batizam-se crianças? Existe idade mínima para ser batizado? A pessoa é salva pelo batismo? Quem não é batizado é pagão? O que é ser pagão? O batismo deve ser por imersão, aspersão ou derramamento de água?

Ressalta-me a questão que afirma que "quem não é batizado é pagão", justamente porque provém de um dos sistemas religiosos que mais adota o paganismo em suas liturgias (entendendo paganismo como doutrinas religiosas diversas da Sã Doutrina ensinada e praticada pelos primeiros cristãos, conforme relatado na Bíblia). Para mim é contraditório um sistema religioso pagão afirmar que é pagã a pessoa não batizada. Porém a lógica, aqui, está em se entender como pagã a pessoa não batizada naquela religião, vez que é pelo batismo que a pessoa é inserida nele, de modo que sem ser batizada a pessoa não faz parte daquela igreja.

De outro lado, há sentido na expressão "sem ser batizada a pessoa não faz parte da igreja", quando estiver diretamente relacionada com o sentido correto do que é batismo: ato público pelo qual uma pessoa revela o consentimento interior à certa doutrina, ideologia, filosofia, profissão etc.. Normalmente o batismo finaliza um período de estudos sobre determinada disciplina, e pode ocorrer de diversas formas, conforme seja o tipo de estudos finalizados. Por exemplo, o batismo que encerra um curso acadêmico se dá na forma de "formatura". A "formatura" é, por assim dizer, uma espécie de batismo pelo qual o formando revela ao público que estudou e aprendeu o que lhe foi ensinado ao longo do curso que está concluindo.

Então, para se "formar" cristã a pessoa necessariamente precisa estudar e, principalmente, aprender sobre a Sã Doutrina Cristã, crer nela, para, finalmente, ser batizada, revelando ao público, por meio de um ato realizado em águas, que creu em Jesus Cristo e, por isso, se converteu a Ele, aceitando-O como único e suficiente Salvador de sua alma, Senhor de sua vida e único intercessor entre si e Deus nos Céus. É assim que a Bíblia ensina.

Eis o porquê Jesus sentenciou, pouco antes de ascender aos Céus, que "Quem crer e for batizado será salvo: mas quem não crer será condenado" (Marcos 16:16). É que o "crer" antecede o batismo. Primeiro, a pessoa aprende sobre Jesus e sua doutrina e, depois, se ela crer no que aprendeu, recebe o batismo; e se não crer, desiste e não é batizada. Simples assim! Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim.

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

(Publicado na edição 358, ano 09, de 04 a 08-10-2013, do Jornal Folha do Iguaçu, página 4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.