Páginas

UBE Blogs

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Humanos divinizados — parte 2

No texto anterior mencionei que o culto a imagens é o ponto nevrálgico de fé, apontando que há um grupo de fieis que o aceita e outro que o rejeita; referi ainda, textos de Deuteronômio 4 pelos quais, segundo minha interpretação, o Senhor Deus proíbe a veneração, adoração de imagens. Prosseguindo nessas reflexões, pretendo tratar da imagem de Deus, segundo a Bíblia, a começar do princípio.

 O Livro de Gênesis, escrito por Moisés durante os 40 anos de peregrinação do povo hebreu pelo deserto, conta a origem do mundo; e, em relação à criação do homem, consta assim: "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou" (1:27). Por que Moisés escreveu que o homem foi criado à imagem de Deus? Foi, dentre outras razões, para distinguir Deus dos "deuses" de outros povos. 

A imagem de Deus seria refletida na terra em cada um dos seres humanos vivos. Já os povos politeístas fabricavam - e ainda fabricam - seus "deuses" nas mais variadas formas, desde minotauro (metade homem, metade boi) a seres alados (homem/mulher com asas), além de inúmeros "astro-deuses" com "poderes" sobre a natureza. Era - e é - em entidades tais, representadas em imagens feitas por artífices (marceneiros, ourives), que as pessoas depositavam suas esperanças, frustrações e conforto, e a quem dedicavam oferendas, sacrifícios (inclusive de crianças) e orações e procissões. 

Na contramão dos povos politeístas, os hebreus adoravam um único Deus: O Criador dos céus, da terra e de tudo que existe, e nunca Lhe fabricaram uma única estátua em Sua homenagem (e veja que para eles seria fácil construir imagens de Deus, pois, sabedores que o homem é imagem de Deus, bastava pegar alguns para "modelos" do Criador). E nunca fizeram isso em obediência ao Segundo Mandamento, que diz: "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos" (Êxodo 20:4-6).

Ora, do ponto de vista bíblico, é Deus quem faz imagens vivas de Si mesmo, e o faz em cada ser humano, a partir do primeiro casal. Ao menos esse era o "projeto original". Entretanto, as duas primeiras imagens de Deus na terra (Adão e Eva)  corromperam-se com o pecado e, em consequência, a humanidade perdeu a imagem do Criador, e também Sua semelhança. Depois disso, separado do único Deus o homem, para saciar seu vazio, passou a fabricar seus próprios "deuses" e a representá-los em estátuas de ouro, prata, pedra, madeira e outros materiais, que nada veem, nada ouvem, não cheiram e nem falam (Salmo 113:12-15, Ave). Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim. 

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

(Publicado na edição 363, ano 09, de 25 a 29-10-2013, do Jornal Folha do Iguaçu, página 4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.