Páginas

UBE Blogs

sábado, 7 de dezembro de 2013

Jesus Cristo: A Verdade — parte 3

Mencionei na parte 1 deste assunto que Jesus, por ocasião da última ceia, ensinara a seus discípulos ser Ele o caminho, a verdade e a vida, e que ninguém vai a Deus senão for exclusivamente por Ele. No último texto referi que o caminho, a verdade e a vida são três espaços do templo judaico percorridos pelos judeus para, arrependidos, se achegarem ao Pai, e que representavam o próprio Jesus. 

Na última ceia Jesus já sabe que em breve voltaria para o Pai, motivo pelo qual passa a mostrar aos discípulos que para onde Ele vai [para Deus, nos Céus], eles ainda não poderiam ir [porque não havia lugar preparado nos Céus para eles, bem como eles também ainda não estavam preparados para irem para lá]. Pense na decepção dos discípulos! Não havia nos Céus lugar para eles porque não estavam preparados, não estavam prontos. Como assim? 



Antes de serem discípulos de Jesus, aquelas pessoas eram fieis da religião judaica: conheciam a Lei, seguiam seus rituais, e mesmo assim não havia espaço para eles nos Céus. Em outras palavras, Jesus está ensinando que religião humana, seja ela qual for, não leva ninguém para os Céus por seus próprios rituais, dogmas ou liturgias. Se você, leitor, é um desses religiosos fanáticos, que nasceu numa religião e diz que vai morrer nela, cuidado: você corre sério risco de não ir para os Céus.

Todavia, Jesus anima a seus discípulos, respondendo a Pedro (o mesmo que o negaria três vezes no dia seguinte): "Para onde eu vou não podes, agora, seguir-me, mas, depois, me seguirás. [...]. Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; [...], pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também" (João 13:33-14:1-3). Leitor, não se perturbe em seu coração. Creia em Jesus. Nos Céus,  casa de Deus, há muitas moradas, e uma delas Jesus preparou para ser o teu lugar. E Ele virá te buscar para você estar com Ele, nos Céus.

Ao dizer que na casa do Pai há muitas moradas, Jesus nada referiu sobre re-encarnação [esta, aliás, é uma interpretação pessoal de Hippolyte Léon Denizard Rivail fora do contexto em que a frase foi dita, e "texto fora de contexto é pretexto para heresia"]. No contexto, Jesus disse que voltaria depois de preparar lugar, para levar seus discípulos (Pedro, João, Barnabé, Mateus; eu, você, e outros que crêem nEle). Ele não disse que viria buscar a João Batista porque este supostamente havia sido, em outras vidas, Elias ou Enoque, Salomão, Cleopatra, ou talvez uma mosca. Jesus não ensinou sobre re-encarnação, e sim sobre ressurreição.

No próximo texto darei continuidade a este assunto, querendo Deus! Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim. 

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

(Publicado na edição 374, ano 09, de 6 a 10-12-2013, do Jornal Folha do Iguaçu, página 8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.