Páginas

UBE Blogs

sábado, 28 de dezembro de 2013

Jesus Cristo: A Verdade — parte final

"Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé" (1Coríntios 15:12-14, escrita em torno de 56 d.C.).

Afinal de contas, Cristo ressuscitou ou não? Veja, caro leitor, que vinte e três anos depois de sua crucificação, morte e ressurreição já havia quem negasse que Ele tinha ressuscitado. Essa negativa era fruto da doutrina dos Saduceus, grupo judaico que não acreditava na ressurreição dos mortos (Lucas 20:27), a quem Jesus enfatizara: "Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?" (Marcos 12:24), acrescentando "que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó." (Lucas 20:37).

Há quem afirme que nas Escrituras a palavra original traduzida por "ressurreição" significava, na realidade para o povo daquela época, "reencarnação". Todavia, tal afirmativa não se sustenta em base bíblica, bastando verificar que todas as vezes em que ela aparece na Bíblia, os contextos não oferecem a possibilidade de ser interpretada como reencarnação, mas simplesmente como ressurreição.

A Bíblia narra que Jesus foi morto, e sepultado, e que no terceiro dia ressuscitou, tendo Ele próprio (o mesmo Jesus antes vivo e, depois, morto) aparecido aos seus discípulos, v.g. Atos dos Apóstolos 1.3, escrito entre 61 e 63 d.C.: "Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus."

Observa-se que Jesus não reencarnou nEle mesmo, o que seria algo impossível até mesmo ao próprio Deus, considerando-se que reencarnar seria a alma (ou espírito) de uma pessoa falecida voltar à vida num outro corpo, formando outra vida desde a  nova concepção. Foi também por conta disso que Jesus ensina Nicodemos a necessidade de nascer de novo (renascer, que não se confunde com reencarnar), e Nicodemos lhe pergunta, espantado, como seria possível, depois de adulto, retornar ao ventre de sua mãe, e Jesus explica a ele que o novo nascimento é por meio da água e do espírito, e não da vontade da carne.

Uma vez que Jesus ensinou sobre renascer da água e do espírito (nascer do Alto) e sobre a ressurreição, tendo Ele mesmo ressuscitado, jamais lecionou a respeito da reencarnação. Assim é que existem religiões ministrando reencarnação a seus adeptos, mas é preciso ficar bem claro aos tais que Jesus nunca ensinou isso, que tal doutrina não é cristã na sua origem, nem mesmo teria sido incorporada ao cristianismo, e nunca foi ministrada a nenhum cristão em qualquer tempo

Portanto, caro leitor, não erre desconhecendo as Escrituras. Nesta época em que se lembra da encarnação de Deus (Natal) entre os homens é importante entender que Ele determinou apenas uma vida aos seres humanos. Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim. 

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.