Páginas

UBE Blogs

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A FÉ CEGA, CEGA

No texto anterior mencionamos o fato de judeus e gregos convertidos ao cristianismo revelar que suas antigas religiões, embora tradicionais e fortes, não manifestavam a legítima fé em Deus, vez que suas práticas se resumiam a rituais exteriores, sem questionamentos quanto a estarem certas ou não, mais ou menos como acontece em nossos dias, em que pouco se questionam  as práticas religiosas herdadas de nossos pais (contenta-se em dizer: nasci nessa e nessa vou morrer). É dizer que hoje há uma quantidade menor de cristãos nobres que no princípio da Igreja, e o resultado disso? Uma igreja fraca, permeável de toda mazela de dogmas contrários à Sã Doutrina, mas que são praticados cegamente pelos fieis, já que ensinados por pessoas reputadas dignas de  confiança.

A Bíblia Sagrada ensina que é maldito todo homem que confia no homem (Jr 17:5), e que feliz é aquele que medita na Lei do Senhor (Sl 1:1-2). Isso significa que não se deve acreditar em tudo o que é ensinado, só porque provém de sacerdote treinado pra falar com eloquência (sacerdote, aqui, no sentido de qualquer líder religioso). De outro lado, merece todo o crédito tudo o que é ensinado por Deus em sua Palavra.

O ser humano, como todo ser que vive em grupo, tem necessidade de líderes que vão à frente, conduzindo-o em sua trajetória terrena. Todavia, os líderes não devem conduzir seus liderados por suas próprias ideias, pois isso significa tirania. Por outro lado, as pessoas também não podem se conduzir por seus próprios ideais, vez que isso seria o caos total. Ao contrário disso, os líderes devem guiar suas congregações pela santificada Sã Doutrina do Senhor, Deus criador dos céus e da terra.

Durante o processo de libertar seu povo da escravidão egípcia, com Moisés na liderança, o "SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho..." (Ex 13:21), e no caminho após a travessia do Mar Vermelho, estabeleceu regras que os guiaria à Terra Prometida, "E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara." (Ex 15:26). A orientação, aqui, clara e objetiva, resume-se em ouvir atento àquilo que o Senhor Deus fala, a fim de se praticar tudo o que é reto diante dEle, e não diante das lideranças religiosas e suas  ideologias. "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens", foi a resposta que Pedro deu aos líderes religiosos de seu tempo, quando tentavam impedir que falasse do Evangelho de Jesus Cristo (At 5:29).

E então, leitor. Você já se perguntou sobre a fé que te passaram? Ela se refere a um Deus único, santificado? Está ela fundamentada exclusivamente na Palavra de Deus? Ou será que a Palavra de Deus é apenas um aporte para dogmas religiosos? Quando é que você agirá como cristão nobre, examinando dia a dia as Sagradas Escrituras para ver se a tua fé está conforme os princípios divinos? Ou será que você é membro de uma daquelas religiões que não permitem a leitura da Bíblia, especialmente a versão protestante dela, e ainda te proíbe frequentar reuniões protestantes, sob pena de pecado capital? 

Quantas perguntas! Para quem não tem fé cega, as respostas são fáceis. Para você que ainda a tem, saiba que Deus enviou Jesus Cristo para te libertar, pela verdade, de dogmas religiosos sem fundamentos bíblicos (Jo 8:32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará).

Para os líderes religiosos que misturam a Palavra de Deus nos seus sincretismos, fica a observação de Jesus Cristo, registrada por João, no cap. 8:44-45 do seu Evangelho. Honras e glórias sejam a Jesus Cristo, e críticas a mim. 



Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

(pennaborges@yahoo.com.br)





 (publicado no Jornal Folha do Xagu, pág. 9, edição 332 - ano 07 - 31de agosto a 04 de setembro de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.