Páginas

UBE Blogs

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

É FELIZ QUEM MEDITA NA PALAVRA DO SENHOR

No texto anterior mencionamos que a Bíblia Sagrada ensina que é maldito todo homem que confia no homem (Jr 17:5), e que feliz é aquele que medita na Lei do Senhor (Sl 1:1-2). Mas o que significa "meditar"?

Quando se fala em "meditar" logo vem à memória a figura de uma pessoa sentada em posição indiana por longo período, em silêncio absoluto para esvaziar a mente. Não é esse o tipo de "meditação" que Bíblia apoia. Meditar é "medir de novo". É pegar uma régua e medir um objeto em dadas circunstâncias, e tornar a medi-lo quando as circunstâncias mudam e saber se conserva ou não a mesma medida. Meditar é, por assim dizer, um "trabalho científico".

Biblicamente falando, feliz é o homem que tem o seu prazer na lei do SENHOR, e nela medita de dia e de noite (Sl 1:2), recebendo a Palavra e examinando cada dia nas Escrituras se as coisas são assim (At 17:11). Examinar as Escrituras, meditar sobre cada palavra escrita, a fim de apreender o verdadeiro sentido delas, e seguir para a direção que elas indicam, é o que nos toca fazer dia a dia.

O nosso grande equívoco é nos deixar ser levados pelo que os líderes religiosos nos dizem a respeito das Escrituras, sem nos darmos ao mínimo trabalho de examinar um único versículo sequer (dentro de seu contexto, é claro, pois "texto fora de contexto é pretexto para heresias", tais quais as que temos visto em nossos dias, sendo umas bem antigas e outras já mais modernas). Os líderes falam e nós simplesmente vamos atrás, como ovelhas indo para o matadouro. "Convictos" de que estamos caminhando para o céu, corremos sério risco de estarmos indo direto para o inferno.

"Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos e testemunhávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos; Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória. Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes." (1 Ts 2:11-13). Observamos, aqui, que o papel do líder religioso é o de pregar a Palavra de Deus, em detrimento de dogmas religiosos oriundos de outras religiões pagãs adaptados ao cristianismo, falsificando-o. O líder religioso deve se ocupar em pregar a Palavra de Deus, estimulando seus liderados a examiná-la, sem perder tempo com rituais exteriores que nada acrescentam ao amadurecimento da alma. Por sua vez, os liderados devem examinar as Escrituras para serem felizes, senão sujeitam-se a serem chamados de malditos ("Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;" - Mt 25:41).

Cabe a você, leitor, decidir ser maldito ou feliz. Honras e glórias sejam a Jesus Cristo, e críticas a mim.

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

(pennaborges@yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.