Páginas

UBE Blogs

sábado, 2 de março de 2013

OS DEZ MANDAMENTOS – O Segundo Mandamento –



Na Bíblia Sagrada, em Êxodo cap. 20:4-6, o Segundo Mandamento está escrito assim: "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos".

Logo a seguir o Senhor enfatiza esse mandamento: "Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata, ou deuses de ouro, não os fareis para vós". (Êxodo 20:23). Quarenta anos depois, Moisés relembra o povo que "quando o Senhor, nosso Deus, falou com vocês do meio do fogo no monte Sinai, vocês não viram a forma de ninguém. Portanto, tenham todo o cuidado e não cometam o erro de fazer imagens para adorar. Não façam nenhuma imagem que sirva de ídolo, seja em forma de homem, ou de mulher". (Deuteronômio 4:15-16 NTLH).

Este mandamento é cristalino: não faça imagem (estátua, escultura) de nada que seja do céu ou do planeta terra. E também não preste culto às imagens já existentes que representem deuses de outros povos. Aliás, quanto a tais imagens, Deus já havia determinado que deveriam ser destruídas, queimadas (Êxodo 7:5, 25).

Todavia, o povo de Deus esqueceu desse mandamento várias vezes, ao logo de sua jornada, recebendo misérias em consequência, a exemplo de seca, segundo registra Jeremias 50:38: "Cairá a seca sobre as suas águas, e elas secarão; pois é uma terra de imagens esculpidas, e eles pelos seus ídolos fazem-se loucos." Esse mesmo profeta acrescenta: "Embruteceu-se todo homem, de modo que não tem conhecimento; todo ourives é envergonhado pelas suas imagens esculpidas; pois as suas imagens de fundição são mentira, e não há espírito em nenhuma delas". (Jeremias 51:17). Reis mandaram fazer imagens e prestaram culto a elas ("Fez o que era mau aos olhos do Senhor, como havia feito Manassés, seu pai, Amom sacrificou a todas as imagens esculpidas que Manassés, seu pai, tinha feito, e as serviu". – 2 Crônicas 33:22).

A Bíblia Sagrada, de qualquer versão, proíbe a fabricação de imagens de culto, de adoração/veneração, seja do próprio Deus, sejam de pessoas, animais ou de coisas. Tal proibição estende-se sobre cada um do seu povo, desde a saída do Egito até o presente e por todo o futuro da humanidade. De outro lado, a Bíblia sentencia: "Tornados para trás e cobertos de vergonha serão os que confiam em imagens esculpidas, que dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses". (Isaías 42:17). Isso porque Deus é o Senhor; este é o nome dEle; e a sua glória Ele não dá a outros, nem o seu louvor às imagens esculpidas, conforme Isaías 42:8. Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim.

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.