Páginas

UBE Blogs

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Jesus Cristo: A Verdade — parte 1

Há tempos li em um artigo jurídico que a "verdade é objetiva". Compreendi, então, que subjetiva - individual - é a interpretação que cada um tem da verdade, daí surgirem as diversas verdades quantas são as pessoas no mundo, como referido pelo meu amigo Cláudio Luis Rieiki, na coluna que publica aqui no JFI. Somos indivíduos e, nessa condição, temos nossas próprias impressões sobre fatos e circunstâncias da vida.

Durante seu injusto julgamento, Jesus responde a Pilatos que nasceu também para dar testemunho da verdade, acrescentando que "todo aquele que é da verdade ouve a minha voz" (João 18:37). Insatisfeito com essa resposta, Pilatos insiste perguntando-Lhe: que é a verdade? (João 18:38). Sendo a verdade algo objetivo, nem o "poderoso" Pilates entendia seu real significado; tinha Pilatos suas próprias impressões sobre ela.

Porém Jesus já havia respondido a pergunta de Pilatos, ao dizer aos seus discípulos: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14:6). Por que Jesus afirmou ser o caminho? Caminho que inicia onde? E vai até onde? Por que Ele disse ser a verdade? A verdade a respeito de quê? Por fim, o Mestre também referiu ser a vida. Mas o que é a vida? Que tipo de vida Jesus é? Quantas perguntas em apenas uma afirmação! As respostas a cada uma delas deverão ser buscadas dentro do mesmo contexto, sob pena de vilipêndio à verdade. E o contexto ocorre na Santa Ceia, quando Jesus, já sabendo que iria voltar para o Pai, vez que era chegada sua hora (Judas Iscariotes estava prestes a traí-Lo), passa a dar as últimas instruções aos seus discípulos, como o "lava-pés", e declara: 

"Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, e, como tinha dito aos judeus: para onde eu vou não podeis vós ir, eu vo-lo digo também agora.  [...]. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes, agora, seguir-me, mas, depois, me seguirás. [...]. Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; [...], pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; [...]. (João 13-14). 

No próximo texto darei continuidade a este assunto, querendo Deus! Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim. 

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

(Publicado na edição 370, ano 09, de 22 a 26-11-2013, do Jornal Folha do Iguaçu, página 9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.