Páginas

UBE Blogs

sexta-feira, 15 de março de 2013

OS DEZ MANDAMENTOS – O Nono Mandamento –



"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo." (Êxodo 20:16). O testemunho sempre deve ser verdadeiro em relação aos fatos que precisam ser esclarecidos exatamente como aconteceram.



A vida em sociedade exige respeito ao semelhante e seus bens. "Amar ao próximo como a si mesmo" resume muito bem como deve ser o comportamento social de todos os indivíduos entre si. "O direito de um acaba onde começa o do outro" é outra máxima que define como deveria ser o modo de agir de cada um em relação ao semelhante.



Porém sempre houve – e sempre haverá – quem quer levar vantagem em tudo, movido por ganância. Usando de falso testemunho, tem quem distorça fatos a seu favor em prejuízo do semelhante. Nesse caso, o prejudicado precisa de testemunhas fieis aos fatos, para provar seu direito violado. Testemunhas não podem ser falsas, não podem mentir nem omitir, pois é assim que determina o Nono Mandamento. Todavia, em juízo a prova testemunhal é a "prostituta das provas", um martírio para magistrados apurarem a verdade.



"Martelo, e espada, e flecha aguda é o homem que levanta falso testemunho contra o seu próximo", é o que diz Provérbios 25:18. Martelo, espada e flecha são instrumentos que ferem e até matam. Então, quem mente como testemunha é  agressor e até assassino de seu semelhante.



A verdade, por sua vez, não é medida pela quantidade de pessoas que afirmam a mesma coisa, mas pela qualidade daqueles que expõem os fatos tal e qual aconteceram. Uma multidão testemunhou em falso contra Jesus, contrariando a Palavra de Deus, que diz: "Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com o maior número para torcer o direito." (Êxodo 23:2). O direito nunca pode ser torcido, nem para favorecer ou prejudicar até mesmo  o pobre (Êxodo 23:3, 6).



Quem mente é filho do diabo (João 8:44), e há muitos líderes religiosos nessa filiação, que mentem em favor de seus sistemas religiosos, exatamente como fizeram contra Jesus: "Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte" (Mateus 26:59). E é assim que os tais mentirosos agem hoje: buscam falsos testemunhos para sustentarem suas mentiras contra a verdade da Palavra de Deus.



Se testemunharam falso contra Jesus e a sua verdade, o que mais não fazem para permanecerem no poder? "Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?" (Salmos 4:2). E outra vez: "pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!" (Romanos 1:25). E assim eles têm ensinado a fieis cegos e preguiçosos. Aos tais líderes mentirosos fica a exortação de Paulo para deixarem a mentira e falarem a verdade (Efésios 4:25). Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim.



Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.