Páginas

UBE Blogs

sábado, 2 de março de 2013

OS DEZ MANDAMENTOS – O Terceiro Mandamento –



"Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão". Esta é a redação que a Bíblia Sagrada dá ao Terceiro Mandamento, no Livro de Êxodo 20:7.

Por esse Mandamento o nome do Senhor Deus não deve ser invocado para livrar da punição quem for pego em erros, porque o Senhor Deus também não o terá por inocente (ladrão não pode pedir pra Deus livrá-lo da polícia). De outro lado, aquele que for julgado injustamente por ofensa que não cometeu, pode invocar o nome de Deus, rogando providências em seu favor, para que a verdade apareça antes da execução, ou mesmo em favor de quem o executa. Jesus pediu ao Pai que perdoasse seus executores.

Pode-se invocar o nome do Senhor em situações de exploração humana, apenas pelas pessoas exploradas, e nunca pelos exploradores. No Egito, os Hebreus clamaram ao Senhor para serem libertados da escravidão, "E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra [...]. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel chegou a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito". (Êxodo 3:7-10).

Em outra situação, um evangelista foi condenado inocentemente à morte por apedrejamento, somente porque pregou a verdade contra a pseudo verdade religiosa. E nessa condição ele tomou o nome do Senhor: "E apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu". (Atos 7:59-60).

Um exemplo de tomar o nome do Senhor em vão é "louvá-Lo" apenas na aparência,  pelo "cumprimento" de um dever religioso, sem aceitar no coração o que Ele tem determinado. A esse respeito Jesus repreendeu os líderes religiosos, assim: "E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.  Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens, como o lavar dos jarros e dos copos, e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição". (Marcos 7:6-9).

Ao ensinar doutrinas e tradições de homens, ainda que usando o nome de Deus, muitos líderes religiosos tomam o seu Nome em vão, enganando-se a si e a seus fieis, pelo que serão culpados. Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim.

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.