Páginas

UBE Blogs

sábado, 2 de março de 2013

OS DEZ MANDAMENTOS – O Quinto Mandamento –



Os quatro primeiros Mandamentos cuidam do relacionamento entre o Senhor Deus e os filhos de Israel e, por extensão, entre Deus e todos nós. Do sexto ao décimo Mandamento o foco está na vida em sociedade. E o Quinto Mandamento trata especificamente do vínculo afetivo entre filhos e pais: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá." (Êxodo 20:12).

Este é o mandamento com promessa: filhos que honram seus pais têm vida longa. Em Deuteronômio 5:16 e Efésios 6:1-3 encontramos esse Mandamento acrescido de outra promessa: além da vida longa, tudo irá bem para os que honram seus pais. Veja Efésios: "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra."

Além do amor, a honra aos pais envolve respeito, gratidão, obediência, compreensão, auxílio em suas dificuldades, especialmente quando os pais perdem a capacidade para o trabalho. De outro lado, a Bíblia Sagrada registra a punição que deve ser aplicada àqueles que não honram e não obedecem seus pais. Observe: "O que ferir a seu pai ou a sua mãe certamente morrerá. ... E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe certamente morrerá. (Êxodo 21:15, 17). Será que a morte de tantos jovens não seria consequência de violação ao Quinto Mandamento? Talvez nada dê certo para muitas pessoas, porque provavelmente elas não honram seus pais.

Jesus Cristo, visando corrigir tradições religiosas e repreender escribas e fariseus (parte da liderança religiosa de sua época), acusou-os de transgredirem o Quinto Mandamento, por ensinarem a jovens tradições, dogmas, costumes para ofertarem à religião o dinheiro que deveriam empregar no sustento de seus pais, com a "desculpa" de que o entregavam para o Senhor. ("Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. (Mateus 15:9. Leia Mateus 15:1-5). A verdadeira adoração a Deus está na observância e cumprimento de sua Palavra. Escrito está que o homem viverá de toda a Palavra de Deus. (Lucas 4:4).

Vemos semelhantes doutrinas em diversos segmentos pseudo cristãos, onde certas tradições de seus ancestrais religiosos têm maior valor que a Bíblia Sagrada, mesmo que contrárias às Palavras de Deus; e também onde seus fieis são coagidos  a dar dinheiro com promessa de prosperidade material, sob pena de maldição sobre finanças e saúde, caso não ofertem. Impérios religiosos surgiram e, infelizmente, ainda surgem, explorando a fé e manipulando a Palavra de Deus.

Você, caro leitor, aplica este Mandamento em tua vida? Quer viver bem e por longos anos (lembre-se que Deus fixou em cento e vinte anos o tempo de vida dos homens – Gênesis 6:3)? Então, dedique-se mais a teus pais, ame-os com mais intensidade. Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim.

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.