Páginas

UBE Blogs

sábado, 9 de março de 2013

OS DEZ MANDAMENTOS – O Oitavo Mandamento –



"Não furtarás". (Êxodo 20:15). Furtar é subtrair fraudulentamente, sem violência; tirar algo de alguém, sem que esse saiba e sem seu consentimento; roubar. O furto causa prejuízo indesejado a um, e lucro indevido a outro. Alguém trabalha, estuda, esforça-se para obter algo prazeroso, e vem o vadio ladrão e furta.

"Não furtar" confirma outra ordem divina, dada ao homem depois do pecado: "No suor do rosto comerás o teu pão" (Gênesis 3:19). O Apóstolo Paulo foi incisivo ao esclarecer que "se alguém não quer trabalhar, também não coma." (2 Tessalonicenses 3:10). Quem não trabalhar também não pode comer e, igualmente, não deve furtar. Quem não quiser trabalhar tem a opção de morrer de fome.

Não furtar é não tomar nada de ninguém. Meu pai me ensinou assim: "filho, o que é teu, é teu; e o que é dos outros, é dos outros. Se pegar emprestado, devolva". E ensinou-me também a estudar pra não ficar ignorante e me obrigar como escravo a trabalhar para os outros. Com isso ele me ensinou duas lições: não furtar nada de ninguém, e valorizar-me como pessoa.

Aquele que furta é chamado de ladrão. Além de objetos, esse meliante também rouba tempo e forças de suas vítimas. Talvez seja essa a razão por que todos querem os ladrões mortos; ninguém os suporta nem os tolera. "Ladrão bom é ladrão morto", afirma o ditado popular, e isso não é de hoje. Na época de Jesus, dois ladrões foram morrer crucificados com Ele. Mas no decorrer do tempo a execução de ladrões foi sendo amenizada, e isso tem contribuído para o aumento da quantidade de bandidos.

Também é ladrão aquele que rouba a inocência, a ingenuidade. Entretanto, o ladrão que causa maior prejuízo é aquele que furta a Verdade. Mas como é possível furtar a Verdade? Simples! Basta o ladrão mentir para alguém que ainda não A conhece. Nesse campo o maior ladrão é o diabo, que usa seus súditos para mentir e enganar as pessoas, da pior maneira: manipulando a Palavra de Deus, mostrando a mentira como se fosse a Verdade, misturando meia verdade com mentira ou, simplesmente, contando metade da verdade.

Jesus Cristo disse, em João 10:8: "Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores", em referência à liderança religiosa de sua época (algo não muito diferente de hoje, onde percebemos inúmeros ladrões da Palavra, súditos do diabo).

E como podemos nos precaver desses ladrões da Verdade, desses vendilhões da Palavra? É simples! Basta deixarmos de ser preguiçosos, e ler a Bíblia Sagrada, buscar entendê-la e ter a coragem de deixar o Espírito Santo nos levar ao arrependimento de nossos pecados, à conversão de nosso caminho, abandonando dogmas e heresias contrários à Sã Doutrina de Deus, independentemente de opiniões alheias. Lembremos sempre que a salvação é individual, exclusivamente ofertada pelo Senhor Jesus Cristo, através da obra louca de sua Cruz. Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim.

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.