"Lembra-te do dia do sábado,
para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo
dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu
filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem
o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o
Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou;
portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou." (Êxodo
20:8-11).
Durante o tempo
em que os hebreus eram escravos no Egito, trabalhavam todos os dias da semana,
sem descanso. Agora livres, Deus lhes proporciona um dia de repouso,
determinando trabalho em seis e descanso no sétimo. Assim como Ele criou tudo
em seis dias, reservando o último da semana para contemplar suas obras, também
deseja que seus filhos realizem suas atividades em seis dias e descansem no
sétimo. ("Seis dias farás os teus negócios; mas, ao sétimo dia, descansarás;
para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da
tua escrava e o estrangeiro." – Êxodo 23:12).
Antes de entregar as Duas Tábuas
a Moisés, Deus reforçou o Quarto Mandamento: "Tu, pois, fala aos filhos de
Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados, porquanto isso é um sinal
entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que
vos santifica."(Êxodo 31:13).
Por esse mandamento o Senhor Deus
estabelece o princípio de seis dias de trabalho por um de descanso. O dia hebraico de descanso corresponde ao nosso sábado, que aquele
povo deveria guardar para repouso e louvor a Deus ("Portanto, guardareis o
sábado, porque santo é para vós [filhos de Israel] ... – Êxodo 31:14).
Agora, a polêmica: o descanso no
dia específico do sábado era exclusivo para o povo de Israel. Observe estes
textos de Êxodo: "Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel,
celebrando o sábado nas suas gerações por concerto perpétuo." (31:16);
"Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; ...
"31:17).
Jesus Cristo,
por sua vez, declarou-se senhor do sábado (Mateus 12:8), trabalhou nesse
dia curando pessoas (Mateus 12:10, 13). A ressurreição de Jesus ocorreu no
primeiro dia da semana, razão por que seus discípulos passaram a se reunir
nesse dia (Atos 20:7 e 1 Coríntios 16:2). Paulo confortou os cristãos de que
não serão julgados caso não guardem os sábados (Colossenses 2:16), até mesmo
porque no Concílio de Jerusalém os apóstolos haviam recomendado aos cristãos de
outras regiões algumas poucas regras, que não incluem a guarda do sábado (Atos
15:20).
Tem-se, então,
que os primeiros e atuais cristãos estão isentos de guardar o sábado judaico,
porém igualmente necessitam de um dia de descanso semanal. Honras e glórias a
Jesus Cristo, e críticas a mim.
Antônio Marcos
Penna Borges, cristão.
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