Páginas

UBE Blogs

sábado, 2 de março de 2013

OS DEZ MANDAMENTOS – O Quarto Mandamento –



"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou." (Êxodo 20:8-11).

Durante o tempo em que os hebreus eram escravos no Egito, trabalhavam todos os dias da semana, sem descanso. Agora livres, Deus lhes proporciona um dia de repouso, determinando trabalho em seis e descanso no sétimo. Assim como Ele criou tudo em seis dias, reservando o último da semana para contemplar suas obras, também deseja que seus filhos realizem suas atividades em seis dias e descansem no sétimo. ("Seis dias farás os teus negócios; mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava e o estrangeiro." – Êxodo 23:12).

Antes de entregar as Duas Tábuas a Moisés, Deus reforçou o Quarto Mandamento: "Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados, porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica."(Êxodo 31:13).

Por esse mandamento o Senhor Deus estabelece o princípio de seis dias de trabalho por um de descanso. O dia hebraico de descanso corresponde ao nosso sábado, que aquele povo deveria guardar para repouso e louvor a Deus ("Portanto, guardareis o sábado, porque santo é para vós [filhos de Israel] ... – Êxodo 31:14).

Agora, a polêmica: o descanso no dia específico do sábado era exclusivo para o povo de Israel. Observe estes textos de Êxodo: "Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações por concerto perpétuo." (31:16); "Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; ... "31:17).

Jesus Cristo, por sua vez, declarou-se senhor do sábado (Mateus 12:8), trabalhou nesse dia curando pessoas (Mateus 12:10, 13). A ressurreição de Jesus ocorreu no primeiro dia da semana, razão por que seus discípulos passaram a se reunir nesse dia (Atos 20:7 e 1 Coríntios 16:2). Paulo confortou os cristãos de que não serão julgados caso não guardem os sábados (Colossenses 2:16), até mesmo porque no Concílio de Jerusalém os apóstolos haviam recomendado aos cristãos de outras regiões algumas poucas regras, que não incluem a guarda do sábado (Atos 15:20).

Tem-se, então, que os primeiros e atuais cristãos estão isentos de guardar o sábado judaico, porém igualmente necessitam de um dia de descanso semanal. Honras e glórias a Jesus Cristo, e críticas a mim.

Antônio Marcos Penna Borges, cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.