Páginas

UBE Blogs

segunda-feira, 26 de março de 2012

Cerco de Jericó - Análise e algumas considerações (1/13)

Cerco de Jericó - Análise e algumas considerações

“Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias” (Hebreus 11:30).

INTRODUÇÃO

Algumas pessoas têm me falado que já participaram, ou melhor, que já fizeram a campanha, novena, que acontece no meio católico, denominada de Cerco de Jericó. A campanha de sete dias é contínua e cíclica, proporcionando ao fiel iniciá-la no momento em que se sentir na necessidade de fazê-lo.

Elas disseram que fizeram o “Cerco” para virem caídas certas barreiras que têm atrapalhado suas vidas, assim como as muralhas de Jericó foram derrubadas para o povo hebreu invadir a cidade bem fortificada que era para os padrões daquele tempo, destruindo-a e matando a todos os moradores (homens, mulheres e crianças), exceto a casa e família de uma prostituta, chamada Raabe.

Mas o que mais me chamou a atenção foi que tais pessoas não tinham maiores informações a respeito da invasão dos hebreus a Jericó. Uma delas chegou a sugerir que o fato teria acontecido depois de Cristo. Outra disse ter lido para seu filho a passagem Bíblica que relata o fato, tendo ele reagido com muita indignação contra Deus, reclamando que não poderia crer em um Deus que era ruim, que mandava matar pessoas e destruir seus bens e cidade. 

A falta de informação delas me fez questionar sobre o que as pessoas fazem na vida e em suas vidas sem terem noção do que estão fazendo e do que poderá lhes sobrevir como consequência de suas práticas. E o que seria o mais lamentável: líderes sacerdotais incentivam seus liderados a certas práticas sem maiores esclarecimentos, esperando desses que as realizem cegamente, baseados unicamente na confiança que lhes depositam. Infelizmente essa é uma prática bastante comum em praticamente todos os meios religiosos. 

As pessoas, desde crianças, são doutrinadas na religião de seus pais, aprendendo com esses algumas práticas que são, posteriormente, reforçadas dentro das instituições por pessoas nem sempre preparadas para esse tipo de magistério. Desse modo “aprendem” e seguem na prática religiosa herdada sem maiores indagações.

Como resultado do meu questionamento surgiu o desejo de tratar do assunto “Cerco de Jericó”, o que pretendo desenvolver neste pequeno ensaio. Não é minha pretensão aqui esgotá-lo, até mesmo porque não possuo as credenciais para isso. Além do mais, entendo que nenhum assunto bíblico pode ser esgotado por nenhum ser humano, por mais teólogo que seja. Isso porque matérias narradas na Palavra de Deus não podem ser engessadas pelo raciocínio lógico e limitado do ser humano. A Palavra de Deus é viva e eficaz para produzir esclarecimentos necessários no tempo certo (Hebreus 4:12).

Também não pretendo afirmar, baseado em meu intelecto e pequeno conhecimento teológico, que tais e tais práticas estão certas e outras erradas. Vou ater minhas considerações ao que estiver narrado nas Sagradas Escrituras que, para mim, demonstram o que é certo e o que não é.

Busco a direção do Espírito Santo do Senhor Deus, para dar-Lhe honra e glória, e aprender mais a respeito do Senhor Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Único Soberano criador dos Céus, da terra e de tudo o que neles há. Por isso, oro a Ele, rogando sua direção e graça na consecução deste trabalho, em nome de Jesus Cristo, meu único e suficiente Salvador. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.