Páginas

UBE Blogs

terça-feira, 27 de março de 2012

Cerco de Jericó - Breve Análise e Algumas Considerações - (3/13)

2   HISTÓRICO

Jericó estava situada a nove quilômetros a oeste do rio Jordão, onze quilômetros ao norte do mar Morto e a 240 metros abaixo do nível do mar. Essas coordenadas demarcam sua localização numa pequena parte de uma vasta região anteriormente delimitada por Deus e entregue a Abraão (1): “Habitou Abrão na terra de Canaã, (...). E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre”. (Gênesis 13:12, 14-15).

Logicamente que nesse tempo em que o Senhor Deus prometia dar uma vasta região de terras a Abrão, tais terras estavam ocupadas por outros povos.

Canaã foi o lugar para onde o Senhor Deus havia enviado Abrão, ao retirá-lo da politeísta cidade de Ur dos Caldeus, lá pelos idos de 2084 a.C., quando a ele se revelou como o Eterno Soberano, o Deus Único, e o elegeu para ser o patriarca do seu futuro povo: os hebreus.

O tempo passou. Abrão teve o nome mudado para Abraão (2). A partir dele, através de Sara, nasceu-lhe Isaque, e deste com Rebeca nasceu Jacó. Este também teve seu nome mudado para Israel. De Jacó nasceram doze filhos, dos quais descenderiam, no futuro, as doze tribos formadoras da nação de Israel.

Por volta de 1872 a.C. a fome assolou a região de Canaã, obrigando a Jacó e seus filhos, juntamente com suas famílias, que totalizavam cerca de setenta pessoas, descerem para o Egito. Lá permaneceram - eles e depois seus descendentes - por cerca de quatrocentos e trinta anos, em regime de escravidão. Neste período, outros povos tomaram posse da terra então ocupada pela família de Jacó.

Passados os quatrocentos e trinta anos aproximadamente, Moisés entra em cena, cumprindo ordem do Senhor Deus para libertar o povo hebreu da escravidão à qual estava subjugado. Livres do Egito, os hebreus peregrinaram quarenta anos no deserto até chegarem à planície do rio Jordão.

Agora liderados por Josué, atravessam o rio a pés enxutos e se deparam com Jericó, a primeira cidade encontrada na região de Canaã, e muito bem fortificada. Segundo historiadores, os muros de Jericó eram duplos e havia entre eles cinco metros de distância; o muro externo media dois metros de espessura e o interno, quatro metros; a altura deles era de dez metros, aproximadamente. Estavam ligados entre si por casas, dentre as quais a que pertenceu à prostituta Raabe (3).
--------------------
(1) Segundo alguns estudos, Abraão nasceu no ano 1948 (a partir do 1º dia de Adão), o que seria equivalente a 2159 a.C.
(2) não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto”. (Gênesis 17:5).
(3) “E a muralha ruiu por terra... (Js 6.20). O dr. John Garstang, diretor da Escola Britânica de Arqueologia de Jerusalém e do Departamento de Antiguidades do governo da Palestina (1930-36), descobriu em suas escavações que o muro realmente "foi abaixo"; caiu, e que era duplo. Os dois muros ficavam separados um do outro por uma distância de cinco metros. O muro externo tinha dois metros de espessura e o interno, quatro metros. Os dois tinham cerca de dez metros de altura. Eram construídos não muito solidamente, sobre alicerces defeituosos e desnivelados, com tijolos de dez centímetros de espessura, por trinta a sessenta centímetros de comprimento, assentados em argamassa de lama. Eram ligados entre si por casas construídas de través na parte superior, como a de Raabe, por exemplo, erguida "sobre o muro". Garstang verificou também que o muro externo ruiu para fora, pela encosta da colina, arrastando consigo o muro interno e as casas, ficando as camadas de tijolos cada vez mais finas à proporção que rolavam ladeira abaixo. O dr. Garstang pensa haver indícios de que o muro foi derribado por um terremoto, o que pode ser, perfeitamente uma consequência da ação divina.” (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081221073546AAijf7Y, dia 24-6-2011, à 1h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, amigo visitante.
Muito obrigado a você que lê os textos deste blog.
Fique à vontade pra deixar seu comentário e crítica.
Que tua vida seja abençoada, no nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade.